Artigos

Santo Antônio, Santo do mundo inteiro!

por: Frei Jorge Luiz Maoski
Aproxima- se mais uma festa do nosso querido padroeiro, S. Antônio, festejado no mundo inteiro. Nosso povo católico e até não católicos admiram e veneram este santo, reconhecendo que nele e por ele Deus falou ao mundo, através da sua vida, seus gestos e sua missão.


Nossa Paróquia viverá dias de intenso  júbilo, tanto na liturgia, com as missas da Trezena,  como na Quermesse e na confraternização. Gente de  todos os cantos da cidade de Bauru e de municípios  vizinhos costumam participar da nossa festa e nos  honram com sua presença. Desde Abril estamos nos  preparando para mais uma festa de S. Antônio: todos  foram convidados e convocados para colaborar,  participar e ajudar na organização. O empenho  e o envolvimento de todos, e de todas as equipes,  é fundamental para o bom andamento da festa.  Há muitas formas de participar e colaborar e cada  um faz o que está ao seu alcance. O mais importante  é marcar presença, não ficar de fora. 

Queremos aproveitar este espaço para também  recordar o que marcou a vida de S. Antônio e os belos  ensinamentos que ele nos deixou. Por isso vamos  destacar as imagens símbolos de S. Antônio e explicar  o que elas de fato significam. 

-  A Coroa na cabeça de S. Antônio: ela manifesta  o brilho da santidade e sua participação na glória de Deus. A glória tem a ver com a vitória, a recompensa, a realização plena da  pessoa, sua grandeza e celebridade. 

-  O Livro dos Evangelhos: S. Antônio segura no braço o livro aberto.  Pode ser o Livro dos evangelhos ou toda a Sagrada Escritura. Ele tinha grande amor  pela Palavra de Deus; estudava, meditava, rezava, vivia e anunciava a Palavra.  Sobre o livro está o Menino Deus. Ele encontrou Jesus Cristo no Evangelho. 

-  O Menino Jesus nos braços de S. Antônio: O Menino Jesus está de pé  sobre o Evangelho e segurando o Globo terrestre; é o Cristo Senhor do Universo.  O sentido mais profundo é que S. Antônio encontrou a pessoa de Jesus no  Evangelho e o apresenta ao próximo pelo seu testemunho de vida e pregação. 

-  A Cruz: A Cruz indica sua vocação missionária. Quando jovem ele  pertenceu ao Mosteiro de S. Cruz em Coimbra. Ele prega sobre o Mistério  da Cruz de Cristo, mistério do Amor de Deus para com a humanidade toda. 

-  Os Lírios: O Lírio na mão do santo não é exclusivo da imagem de  S. Antônio. Conta- se que na sua juventude sofreu forte tentação contra a pureza,  vencida com a penitência e a graça de Deus. Por isso temos a Cruz que floresceu  em lírios. O lírio representa a virtude da pureza e a vitória sobre a tentação e  sobre todo mal. O lírio é símbolo do amor consagrado ao Senhor, amor que  exige renúncia. 

-  O PÃO: S. Antônio comovia- se com a pobreza e a fome das pessoas.  Certa vez distribuiu todo o pão do seu Convento aos pobres. O frade padeiro ficou  em apuros, pois na hora da refeição não tinha pão. Foi contar a S. Antônio e este  mandou que olhasse melhor na padaria, pois encontraria os pães. O irmão foi e  ficou assustado quando viu os cestos cheios de pães. Nasceu assim a devoção  do “pãozinho de S. Antônio”. O milagre do pão de S. Antônio continua hoje em  seus devotos que sabem partilhar seus bens, nas ações de caridade e de  solidariedade com os pobres. Não é apenas dar esmola, mas dar se ao próximo,  fazendo da sua vida uma verdadeira partilha. 

-  INTERCESSOR EM TODAS AS NECESSIDADES: S. Antônio é o santo  que está mais ligado ao dia a dia da vida das pessoas; parece que ele entende  da realidade da vida, particular ou familiar. Por isso sua ligação com a saúde,  o emprego, o alimento, o amor, os pobres, o casamento.... 

-  O DIA DA TERÇA- FEIRA: Em todas as Igrejas e Conventos que tem como  padroeiro S. Antônio a terça- feira é o dia da semana que se faz uma devoção  a este santo, através de uma missa votiva e da benção e distribuição dos pães.  A origem dessa devoção na terça- feira é que ele teria morrido numa terça- feira.  Por isso é lembrado semanalmente nesse dia. 
Que a festa de S. Antônio, prestes a acontecer, nos ajude sempre  mais a viver em nossa vida o testemunho desse grande Santo. Mais do que  relembrar seus feitos, queremos encarnar seus ensinamentos. Acolhemos  com muita alegria todos que vierem participar conosco  da festa em honra a S. Antônio neste ano em nossa Paróquia.  Bendito seja Deus que nos deu na pessoa de S. Antônio um modelo  e nos mostrou o caminho para a santidade.  “Que sua vida, alimentada no Evangelho, a exemplo de S. Antônio,  se transforme sempre mais em PÃO DOS POBRES”! 

Frei Jorge Luiz Maoski