Igreja Antiga

Os dados históricos nos mostram que desde 1937 já existiam pessoas doando terras para se construir uma comunidade católica no Jardim Bela Vista. Em 12 de Setembro de 1937 o Pe. João Van de Hubst lança a pedra fundamental da Capela Santo Antônio, e no dia 24 de Março de 1940, num domingo de páscoa, o bispo diocesano Dom Luiz de Sant'Ana inaugura a Capela. Todas as terças feiras os padres missionários do Sagrado Coração de Jesus vinham da Paróquia São Benedito, de Vila Falcão, para celebrar a missa em honra a Santo Antônio. Os franciscanos que aqui chegaram em 1951, deram continuidade a essa celebração, que permanece até os nossos dias.

Pessoas que viveram nesta época lembram com bastante emoção o nascer da COMUNIDADE SANTO ANTÔNIO. Falam das dificuldades enfrentadas por esses padres para chegarem para a celebração das santas missas. Vinham a pé ou a cavalo, mas não deixavam de cumprir com a sua missão.

Igreja Antiga - pintura

No dia 19 de março de 1955, festa de São José, mais um sonho se torna realidade. Dom Henrique Golland Trindade, Bispo Diocesano de Botucatu, promulga o decreto de criação da Paróquia Santo Antônio que é desmembrada das paróquias de São Benedito da Vila Falcão e de Nossa Senhora Aparecida. No dia 21 de Abril de 1955, às vinte horas, Dom Henrique nomeou Frei Elias Hueppe como primeiro pároco da Paróquia Santo Antônio.

No dia 23 de fevereiro de 1958, dia de grande júbilo, foi inaugurado o novo prédio da escola paroquial São Francisco de Assis. As mil crianças da Escola se reuniram no prédio velho, salão paroquial de Santo Antônio, local onde funcionou por dois anos, e às duas horas em ponto saíram, acompanhadas da Banda Musical dos seminaristas, para o novo prédio da escola onde foram recebidas pelo Bispo Diocesano e quatro mil pessoas. A professora Aparecida Lima entrega simbolicamente a escola velha à nova, dando um crucifixo à Sônia, diretora da escola.

Construção da nova Igreja

No dia 16 de Junho de 1963, às dezesseis horas, Dom Henrique G. Trindade realizou a bênção solene da pedra fundamental da nova Igreja de Santo Antônio, com a presença de muitos paroquianos, do clero e de vários confrades de Agudos e de São Paulo. Como o Revmo. Pe. Provincial não tivesse voltado do "Capítulo Geral" em Assis, o Revmo Pe. Frei Evaristo Arns, na qualidade de vigário da Província Franciscana, fez a saudação ao Exmo. Sr. Arcebispo.

Marco importante na vida da Igreja mundial foi a realização do Concílio Vaticano II com suas mudanças. Também a liturgia da Paróquia Santo Antônio se enriqueceu tornando-se mais participativa. Essa mudança aconteceu no primeiro domingo de janeiro de 1965, dia em que foi introduzida na paróquia a nova proposta de liturgia apresentada pelo Concílio.

Paróquia Santo Antônio - atual

No dia 12 de Junho de 1968 foi realizada a última missa na Igreja antiga e na Festa de Santo Antônio, dia 13 de junho do mesmo ano, foi celebrada a primeira missa na nova Igreja. Na semana seguinte começou a demolição da Igreja antiga que fica na memória do povo como parte de suas vidas.

Durante todo esse período muito se fez em benefício da paróquia; pequenas comunidades foram nascendo; a evangelização foi sendo revigorada; novas pastorais e movimentos foram se estruturando e manifestando seu vigor; a formação, a oração e o trabalho social caminharam juntas; a paróquia foi mostrando a força que tem na unidade da fé e na diversidade de dons e carismas.

Capelinha

É claro que uma comunidade com diversidade tão grande de pastorais e movimentos precisa de espaço físico adequado para abrigar a todos. Por isso tornou-se necessária a ampliação do salão de pastoral, projeto iniciado por Frei Gilberto e mantido agora por Frei Sérgio.

Está introjetada em nosso coração a caminhada que fizemos e continuamos fazendo. Que, ao rever nossos passos, possamos lançar novas perspectivas para o futuro, sabendo que caminhamos sob a proteção constante de nosso padroeiro Santo Antônio.

Igreja Santo Antônio 2006
Igreja Santo Antônio - vista interna