Setembro Mês da Bíblia

por: Frei Jorge Luiz Maoski
Para nossa Igreja, Setembro é dedicado à Palavra de Deus. Há mais de 40 anos celebramos o mês da Palavra, fonte de vida, luz no caminho, pão nosso de cada dia na vivência da Fé, na vocação e na missão.

Cada ano a Igreja apresenta um tema, ou um livro da Bíblia para nossa reflexão e estudo ao longo desse mês. Neste ano o tema do mês da Bíblia é “Travessia: passo a passo, o caminho se faz” (Êxodo de 15 a 18). Essa travessia segue o roteiro apresentado no livro do Êxodo, nos capítulos 15 até 18. E o lema escolhido é: “Aproximai-vos de Senhor” ( Ex 16,9), um convite a renunciar aos ídolos mudos e retomar a caminhada, fiéis ao Senhor.
Tanto a escolha do tema como o lema justificam-se, visto que o êxodo e a caminhada são realidades vividas no dia a dia do Povo de Deus, ontem e hoje. Nós estamos em contínua caminhada....vencendo etapas e realizando projetos. No passado, conforme no conta o livro do Êxodo, a comunidade dos filhos de Israel enfrentou desafios: falta de água, de pão, de organização, murmuração, revolta contra Deus, ameaças de todo tipo. Passou por crises e dúvidas, mas soube enfrentar os problemas e, passo a passo, avançou rumo à terra da promessa.
O objetivo da reflexão sobre a caminhada do povo no deserto é animar as nossas comunidades de hoje. Assim como ontem, o povo de Deus de hoje precisa vencer os ídolos do poder, da dominação, da tentação de servir outros deuses. Somos hoje convidados a renovar a Aliança com Deus, reconhecer seus sinais de amor, vencer desafios, sempre em busca de uma nova vida. Será sempre preciso afirmar que “é ao Senhor que serviremos” (Js 24,21), renunciando a tantos outros deuses do caminho. De fato, Deus vai educando seu povo, quando este conta e revê sua história, tirando lições do passado errante (Sl 78). No livro do Êxodo Deus é o personagem central; a leitura deste livro da travessia nos ajuda a superar o desânimo e o cansaço da caminhada. Na vida em comunidade aprendemos que o autoritarismo e a concentração do poder prejudicam o povo. Precisamos repartir as tarefas e confiar na capacidade dos outros. Murmuração, revolta e desânimo não resolvem nada, só dificultam ainda mais.
Caro leitor (a), convidamos você, neste mês da Bíblia, a ler e meditar esses 4 capítulos do Êxodo. Mais ainda, convidamos você a participar do estudo que em conjunto faremos, nos encontros de formação bíblica, nos dias 14, 21 e 28 de setembro, sempre às 20h, no nosso Salão de Pastoral. Faça da leitura e meditação da Palavra de Deus o pão de cada dia da sua vida de fé, da sua espiritualidade.