Artigos

“Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela Justiça”.

por: Frei Ademir Sanquetti
Com o objetivo de estimular a participação em Políticas Públicas à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja e para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade, a Campanha da Fraternidade 2019 terá início em todo o país no dia 6 de março com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela Justiça”. Assim buscaremos conhecer como são formuladas e aplicadas as Políticas Públicas estabelecidas pelo Estado brasileiro.


Com a participação e contribuição de vários especialistas e pesquisadores bem como com a consulta a lideranças de movimentos e entidades sociais, foi preparado o texto base para despertar a consciência e incentivar a participação de todo cidadão na construção de Políticas Públicas em âmbito nacional, estadual e municipal.
No subsídio, o método ver, julgar e agir aponta uma série de iniciativas que ajudarão a colocar em prática as propostas incentivadas pela Campanha. O texto-base vai contextualizar o que é o poder público, os tipos de poder e os condicionantes nas políticas públicas. Vai falar sobre o papel dos atores sociais nas Políticas Públicas e a participação da sociedade no controle social das Políticas Públicas.
Política Pública é a ação do governo e também a relação entre as instituições e os diversos atores, sejam individuais ou coletivos, envolvidos na solução de determinados problemas.  Essas ações devem ser discutidas, aprovadas e programadas para que todos os cidadãos possam ter vida digna.
Os círculos bíblicos têm o papel de aprofundar a Palavra de Deus. Deve ligar a Campanha da Fraternidade ao tempo da Quaresma. Tempo de reflexão, de oração, de misericórdia, de jejum, de justiça e de amor. “Só a conversão autentica dos corações ao Evangelho pode levar os homens ao amor fraterno e ao perdão” (Papa Francisco, OR n. 2312, p. 11).
Assim queremos rezar e cantar. “Eis o tempo de conversão, eis o dia da salvação; Ao Pai voltemos, juntos andemos. Eis o tempo de conversão!”
Frei Ademir Sanquetti